Fibroses após lipoaspiração tem tratamento?

A cirurgia de lipoaspiração é muito procurada por homens e mulheres, para melhorar definição e contorno corporal, retirando as gordurinhas indesejadas.

O procedimento pode ser feito na papada (lipo de papada), nos braços, costas, abdômen, interno de coxas e flancos.

A lipoaspiração pode ser associada a novas tecnologias como renuvion.

É comum a formação de fibroses no período de 10 a 25 dias de pós-operatório.

A fibrose por definição é a formação em excesso do tecido cicatricial, e pode se formar em cordão, nódulos ou placa.

Existem vários tratamentos que prometem eliminar as fibroses, como ultrassom, ozônio terapia, massagem vigoroso, ventosaterapia, radiofrequência, entre outros.

No entanto, nos últimos anos, foram realizados vários estudos sobre cirurgia plástica e pós-operatório. E nesse sentido, uma técnica da terapia manual vem ganhando destaque no tratamento para fibroses, visto que não causa dor e tem resultados positivos já na primeira sessão.

A melhora é perceptível na primeira sessão e para eliminar a fibroses não precisa de 10 sessões, 4 ou 6 geralmente são necessárias.

Origem da terapia mecanomoduladora no tratamento de fibroses

A fisioterapeuta Mariane Altomare possui entre outras formações Maitland, Mulligan, PNF, Neurodinâmica Clínica, Dermoneuromodulação, Educação Terapêutica em Dor e Neurociência da Dor.

Diante disso, a Dra Mariane desenvolveu uma abordagem terapêutica especializada para cirurgias plásticas.

Está metodologia tem base na mecanobiologia e na neurofisiologia da cicatrização.

O nome dessa técnica desenvolvida pela dra, chama-se TERAPIA MECANOMODULADORA.

A fisioterapeuta mestra Iranilda Moha Hoss, foi aluna da dra. e atua com a abordagem da terapia mecanomoduladora na região de Cascavel, Paraná, seguindo os passos da dra. Mariane Altomare.

Fisioterapeuta Iranilda, tem auxiliado centenas de pessoas na recuperação de cirurgias plásticas, com resultados satisfatórios.

Além de fazer parte da equipe de dois cirurgiões plásticos e uma cirurgiã dentista, é sócia fundadora da clínica CDM, coordenando uma equipe de fisioterapeutas.

Mecanismo de ação da terapia mecanomoduladora

Na cirurgia de lipoaspiração é utilizado um aparelho (vibro lipo, vaser, canula, etc), para retirar a gordura, ficando um espaço onde foi retirado a gordura.

O organismo tende a preencher esse espaço com produção de um novo tecido, formando uma cicatriz interna. Embora não conseguimos enchergar, o organismo demora até 6 meses para cicatrizar totalmente.

Na formação desse novo tecido, tem produção de colágeno, mais resistente que o normal, por isso, entre o final da primeira semana até a terceira a pessoa fica mais rígida com limitação de movimentos.

Com a técnica manual especializada em mecanomodulação, é possível controlar a produção desse colágeno.

A terapia mecanomoduladora é eficaz no tratamento de fibroses, visto que proporciona o equilíbrio dos tecidos cicatriciais induzindo a célula (miofibroblasto) que produz “fibrose” a entrar numa morte programada (apoptose).

Com isso, cessa a produção de tecido cicatriciais e aqueles cordões ou nódulos “desmancham” e não voltam.

Além de organizar os tecidos adjacentes, devolvendo os movimentos,a técnica manual proporciona alívio e bem-estar.

Por isso, se você pretende fazer, ou já fez uma cirurgia de lipoescultura ou lipoaspiração e tem dúvidas ou tem fibroses, agende uma consulta fisioterapêutica.

Estamos preparados para cuidar de você!

Leave a Reply