Bandagem Elástica Funcional: Dilatação nasal
Aplicação de bandagem elástica funcional, finalidade: dilatação nasal.
Nesse post, vou abordar sobre uma forma de aplicação terapêutica da bandagem. Mas antes vamos relembrar brevemente sobre o que é e como funciona esse tipo de tratamento.
Constituição da bandagem elástica funcional
Nesse tipo de abordagem terapêutica utiliza-se a aplicação de fitas coloridas autoadesivas, com propriedade elásticas, composta por algodão e poliuretano, possui ainda características porosas que imitam a nossa pele e assim, o seu uso não causa irritação.
Importante ressaltar que a bandagem elástica funcional não tem adição de medicação em sua composição.
Essas bandagens são resistentes a água e tem durabilidade de até 7 dias após a aplicação, em geral, aplica-se e deixa essa bandagem no mínimo 3 até 5 dias e caso necessário se repete o processo.
Origem da Bandagem funcional e utilidades
A bandagem elástica funcional foi desenvolvida pelo quiropraxista Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão e tornou-se conhecida nos EUA nos anos 90. Atualmente é conhecida mundialmente e muito utilizada na prática clínica, no auxilio de tratamentos ortopédicos, neurológicos, fisioterapia desportiva e pós-cirurgias plásticas.
Os benefícios da técnica incluem:
- auxilia a diminuir a dor;
- devolver a função do músculo debilitado;
- previne fadiga;
- promover melhor circulação sanguínea ou linfática;
- diminui edemas e roxos;
- estimula a propriocepção;
- ainda proporciona maior estabilidade às articulações;
- promove dilatação nasal.Mecanismo de ação: Fisiologia da aplicação da bandagem
A bandagem age por meio de tensões, 15%, 25%, 50% ou 100%, depende de qual objetivo acima deseja alcançar. Atua no Sistema Nervoso Central por meio da teoria das Comportas. Essa bandagem é um estímulo sensorial, ela é contrátil tendo elasticidade para que proporcionamos a tensão escolhida e devido sua propriedade ela tenta recuar, ou seja, voltar ao estado inicial. E por meio das nossas fáscias (nossa segunda pele) esse estímulo chega até o Sistema Nervoso Central. Segundo a teoria das Comportas, esse estímulo sensorial constante, 24 horas por dia, entre 3 a 5 dias, se sobressai aos estímulos de dor, terminações nervosas livres e mecanoreceptores, causa, inibição ou ativação muscular.
A aplicação de bandagem elástica funcional é uma técnica que faz parte do tratamento fisioterapêutico, cuja finalidade é auxiliar o tratamento. Embora possa ser aplicada de forma individual (somente a sua aplicação) quando associada a outras intervenções fisioterapêuticas (manipulações, miotensivas ou exercícios) ocorre uma potencialização e o tratamento torna-se mais efetivo e rápido.
Quando aplicar para dilatação nasal?
Quando a pessoa tem dificuldade no fluxo inspiratório, em especial, durante as atividades físicas. Se bem aplicada, a bandagem elástica funcional pode promover dilatação nasal, devido o seu recuo elástico, abre os tecidos e com isso, melhora a ventilação nasal entrando maior quantidade de ar e sendo melhor filtrado.
.
Vale ressaltar que não trata de outras disfunções ou doenças respiratórias.
.