Quando você precisar, faremos nosso melhor.

fisioterapiapós-operatório cirurgias plásticasFase inflamatória - Clínica de Fisioterapia Dra. Iranilda Moha - CDM

Fase inflamatória

Período de 24 a 4 dias de pós-operatório

É comum e esperado que no seu pós-operatório imediato você sinta dor, fique inchada e movimentos restritos. Isso acontece porque seu corpo reage a cirurgia com uma resposta inflamatória aguda.

Como você não negociou com o teu corpo, ele não sabe que a cirurgia foi planejada e que você ficará melhor após esse procedimento. Para o seu organismo o ato cirúrgico é uma agressão e ele precisa te defender.

Nesses primeiros dias ocorrem uma série de eventos complexos, em que seu organismo tenta repara o dano, primeiro estancando o sangue, limpando a sujeira local, estimulando a produção de células e novos vasos sanguíneos e linfáticos para tentar concertar o dano.

Qual o melhor tratamento fisioterapêutico nessa fase?

Nessa etapa a drenagem linfática manual é um recurso terapêutico considerado como padrão ouro! Sim, uma das melhores opções como tratamento. Vale ressaltar que a drenagem no pós-operatório deve ser feito por profissional capacitado na técnica, sobre o tipo de cirurgia e reparo tecidual. Por quê?

Algumas cirurgias envolvem enxerto de pele, suturas intra abdominal, outras retalhos cirúrgicos onde a perfusão fica debilitada, assim como retirada parcial, total de linfonodos ou parte de tecido subcutâneo. Para tratar dessas situações você precisa de uma fisioterapeuta especializada em pós-operatório.

Aqui na clínica CDM temos fisioterapeuta capacitada em Drenagem Linfática Manual método Leduc (Internacionalmente conhecido como a pessoa que comprovou por imagens a eficácia da drenagem no pós-operatório e doenças linfáticas).

Associado a drenagem linfática pode ser acrescentado outras abordagens fisioterapêuticas para otimizar o tratamento.

Tudo depende da avaliação do profissional diariamente.

O que mais podemos te oferecer…

Entre essas abordagens a aplicação do tape (taping ou bandagem elástica funcional), eletroterapia, fotomodulação, terapia mecanomoduladora, exercício respiratórios, motores, uso de órteses, placas, espumas ou talas.

Cada cirurgia uma tem sua particularidade, seus cuidados e riscos e nós estamos preparados para explicar e conduzir seu pós-operatório.

Aqui na clínica CDM cuidamos de você desde o hospital até sua recuperação total.

O que você deve fazer?

Pretende fazer uma cirurgia? Gostaria de ter um acompanhamento fisioterapêutico personalizado antes, durante e até sua recuperação total?

A clínica CDM conta com fisioterapeutas capacitadas e especializadas em pós-operatório de cirurgias plásticas e ortopédicas.