Quando você precisar, faremos nosso melhor.

 

pós-operatório cirurgias plásticasTerapia ManualInchaço? Saiba como eliminar - Clínica de Fisioterapia Dra. Iranilda Moha - CDM

Você sente suas pernas e pés inchados no final do dia?

Ou acorda inchada já? Você pode ter uma alteração que causa o seu inchaço.

O edema popularmente conhecido como inchaço, é um acúmulo de líquido        (água e proteínas) entre os tecidos.

Quando isso acontece pode gerar dor, desconforto e sensação de pressão e peso nos membros acometidos.

Mas, por que isso acontece? Por que retemos líquido?

O nosso organismo realiza constantemente troca metabólicas, como a troca do sangue rico em oxigênio pelo sangue rico em gás carbônico.

Nessa troca sempre terá uma perda de líquido, cerca de 10%, ou seja, enquanto o sangue oxigenado nutre as células, perde parte desse volume.

O líquido fica retido entre as células, num espaço chamado de interstício.

No entanto, o nosso organismo tem um mecanismo natural para retirar esse líquido em excesso e que está parado no interstício.

Esse mecanismo é o sistema linfático que por meio de vasos linfáticos, “suga”esse líquido conduzindo até ser devolvido ao sistema circulatório.

Quando esses sistemas funcionam normalmente, não ocorre um acúmulo de líquido, você não incha!

Mas, se você está inchando algo está errado!

Causa conhecidas que provem a retenção de líquido

São várias as causas de retenção de líquido como alterações no sistema circulatório, linfático, ainda alterações cardíacas ou renais.

Vale ressaltar que algumas pessoas tem deficiência no sistema linfático, e tem um tipo de inchaço patológico e constante, conhecido como linfedema.

Outras pessoas passaram por cirurgia onde foi retirado parte desse mecanismo (retida de linfonodos), como exemplo em cirugia de câncer de mama.

Nesses casos específicos, a drenagem linfática manual é parte obrigatória do tratamento terapêutico.

Outras situações que geram inchaço transitório, como tensão pré menstrual, cirurgias traumáticas e nas  cirurgias plásticas. Por isso, é comum a prescrição de drenagem linfática no pós-operatório.

Se você tem retenção de líquido e se sente inchada, o que você deve fazer?

Se você possui alguma dessas alterações e tem inchaço, você deve procurar uma fisioterapeuta capacitada para ser avaliado o grau do seu inchaço, por meio de testes clínicos comprovados, ainda verificar se o inchaço é de origem vascular, linfático ou patológico. Na maioria dos casos, pode ser prescrito o tratamento com a  drenagem linfática manual.

Mas, por que devo procurar fisioterapeuta e não quem faz drenagem linfática?

A profissional precisa conhecer a fisiologia do sistema linfático e circulatório, as patologias que podem alterar esses sistemas e principalmente saber quando a drenagem linfática é contra indicada. Sem falar na efetividade dos resultados.

Na clínica CDM, a fisioterapeuta mestra em Biociência e Saúde Iranilda Moha possui certificação Internacional de drenagem linfática método Leduc.

Agende uma consulta fisioterapêutica!

Leave a Reply