Quando você precisar, faremos nosso melhor.

 

pós-operatório cirurgias plásticasInchaço após mastopexia - Clínica de Fisioterapia Dra. Iranilda Moha - CDM

A mama pode cair ou ficar flácida por várias razões, como perda de peso, após a gestação e amamentação, genética, enfim a estética da mama pode variar ao longo dos anos. E não está ligada a velhice, por exemplo. Muitas jovens de 17 a 20 anos possuem um grau alto pstose sendo indicado a cirurgia de mastopexia.

Mastopexia é um tipo de cirurgia plástica que reconstrói a mama (aquelas que estavam flácidas, caídas, ptose grau 2, 3 e 4), retira a pele que está sobrando e reposiciona a mama. Pode ser mastopexia com prótese ou sem prótese de silicone. Com ou sem a alça lateral (recurso atual para evitar a mama cair para os lados com o passar do tempo. Tudo depende da queixa da paciente e da avaliação do cirurgião e o acordo entre eles.

O tipo de cicatriz da mastopexia é geralmente em formato de t invertido, embora exista outras técnicas.

Mas, como é o pós-operatório desse tipo de cirurgia?

Devido o corte, você deve evitar erguer os braços pelo período de 15 dias. Você pode movimentar até 45 graus, movimento do cotovelo é normal, por isso, você pode se alimentar e fazer as necessidades sozinha. Não deve dormir de lado por uns 45 dias.

Além disso, tem o inchaço, sim fica inchada após mastopexia.

Quanto tempo após a cirurgia você deve desinchar?

A fisioterapeuta mestra Iranilda Moha especializada em pós-operatório responde essa dúvida comum na prática clínica.

Quanto tempo após a cirurgia de mastopexia diminui o inchaço.

A resposta depende de vários fatores.

1- como estava o organismo antes da cirurgia? Algumas pessoas vão para o centro cirúrgico muito inchadas, por isso, cheio de toxinas.

Outras são sedentárias, ou estão desidratadas, enfim, pessoas que não prepararam o organismo para passar por uma cirurgia. Toda cirurgia provoca uma resposta do organismo, que é conhecida como inflamação. E essa inflamação gera retenção de líquidos. Se a pessoa já está inchada antes da cirurgia essa condição pode ser agravada.

2-como está sendo realizado o pós-operatório?

Teve atendimento fisioterapêutico ainda no hospital?

Foi realizado drenagem linfática manual?

Foi associado aparelhos que modulam o processo inflamatório como o laser de baixa intensidade?

Foi aplicado tape no intra-operatório?

Foi orientada sobre chá diurético? Sobre a melhor opção de chá para essa fase?

Como está seu inchaço? Normal ou exagerado?

Além disso, existe um fator fundamental, que é …

3-qual tipo de profissional está cuidando do seu pós-operatório? Qual a formação desse profissional? O quanto ele conhece da cirurgia, possíveis intercorrências ?

Essas são algumas perguntas que direcionam um pós-operatório bem conduzido, quando isso acontece, poucas sessões de drenagem linfática serão suficientes para eliminar esse inchaço.

Geralmente, não precisa de 10 sessões e entre 10 a 20 dias você percebe que desinchou quase que totalmente.

Vale ressaltar que após 20 dias de cirurgia você deve estar quase sem inchaço, mas você deve cuidar da cicatriz e ter os movimentos dos braços livres, dentro da normalidade. Lembra que fica restrito os movimentos nos primeiros 15 dias? Então após esse período você deve conseguir movimentar normalmente. Caso não consiga a fisioterapia resolve.

O que você deve fazer se pretende fazer ou fez uma mastopexia?

Procure uma fisioterapeuta especializada em pós-operatório.

Aqui na clínica CDM, nós preparamos vc para a cirurgia, passamos as orientações necessárias, avaliamos você antes da cirurgia para realizar o pós-operatório devolvendo toda a sua funcionalidade.

Usamos várias abordagens fisioterapêuticas de acordo com a SUA necessidade. Isso significa que o nosso atendimento vai além de drenagem linfática.

A equipe CDM, em especial dra. Iranilda faz parte da equipe de dois cirurgiões plásticos e está preparada para atender você!

Agende sua consulta fisioterapêutica!

Leave a Reply