Quando você precisar, faremos nosso melhor.

 

pós-operatório cirurgias plásticasPós-operatório de abdominoplastia - Clínica de Fisioterapia Dra. Iranilda Moha - CDM

4 dicas de pós-operatório abdominoplastia

A abdominoplastia é um tipo de cirurgia plástica que tem a finalidade de retirar o excesso de gordura e pele da região abdominal. Com isso diminuir a flacidez e também estrias e cicatrizes presentes no local.

pós-operatório é um período em que a paciente necessita de cuidados especiais até a sua total reabilitação. Esses cuidados são prescritos pelo cirurgião antes da cirurgia e reforçado durante o pós-operatório.

Neste post, a fisioterapeuta mestra Iranilda Moha traz a você os principais cuidados para o seu pós-operatório.

1-Posição para dormir e caminhar após abdominoplastia

 Devido o tamanho do corte (crista ilíaca a crista ilíaca), sutura (amarração) do músculo do abdômen, nos primeiros 10 a 15 dias você deve andar um pouco curvada, para evitar abrir esses pontos. Nessa fase o colágeno é muito frágil e pode se romper facilmente. Embora não seja confortável, é extremamente necessário.

Para dormir você deve permanecer de barriga para cima, sem estender o tronco por 15 dias. Ficar com o tronco a 45 graus e as pernas erguidas e flexionadas.  Para facilitar esse posicionamento você pode comprar acessórios como cunha de posicionamento, visto que travesseiros podem se amoldar ao seu corpo e com o tempo ceder, deixando você estendida, o que vai prejudicar sua recuperação. Com isso, você pode ter noites de sono mais tranquilas e menos dor nas costas. Nessa fase o posicionamento adequado pode garantir o sucesso da sua cirurgia.

2-Você deve repousar

Após sua cirurgia, o repouso é recomendado nos primeiros dias, para evitar dor e também desconfortos físicos, visto que o procedimento rompeu pele, fáscias, músculo e aponeuroses e em decorrência disso, existe pontos e um processo de cicatrização da região operada. O repouso adequado evita a abertura dos pontos (deiscência).

Entretanto, o repouso não deve ser absoluto, você deve caminhar 5 minutos a cada 1 hora durante o dia. Mas, devemos respeitar a orientação do seu médico sobre o tempo de repouso e movimentos liberados e proibidos.

Depois de 15 dias de cirurgia, você deve voltar a caminhar reta. Algumas pessoas tem dificuldades nessa fase. Por isso, que a fisioterapia especializada faz toda a diferença. Nesse período, deve ser conduzido o reparo tecidual e com a evolução, promover a ganhar mobilidade, flexilidade, amplitude de movimento e força para que você possa voltar a ficar reta, com todos os movimentos da coluna e assim, realizar as suas atividades habituais.

3-Se alimente bem, mas na quantidade necessária

No pós-operatório seu organismo precisa de nutrientes e energia para poder retomar seu funcionamento normal. De forma que se alimentar bem contribui para uma boa cicatrização. Nessa fase, a ingestão de proteínas deve ser feita sim, mas evite fritura, alimentos gordurosos em geral, carnes suínas, leite de vaca  e seus derivados, bebidas alcoólicas e tabaco (porque esses alimentos tem componentes pró-inflamatório e podem te deixar mais inchada, com dor , inflamada e ainda piorar sua cicatrização).

O ideal é um acompanhamento com nutricionista especializado em pós-operatório.

4-Você deve manter sua higiene

Você deve manter a assepsia no período pós-operatório. Cada cirurgião tem seu protocolo de curativos e cuidados e deve ser respeitado.

Nessa fase, muito importante que sempre higienize suas mãos antes de fazer a troca de curativos para evitar contaminações.

Além disso, evite contato direto com animais de estimação.

5- Faça pós-operatório com fisioterapeuta especializada

Você deve investir em drenagem linfática manual após a lipoabdominoplastia ou abdominoplastia. Essa técnica é altamente indicada visto que é eficaz na eliminação de líquidos retidos os após o procedimento. Os benefícios incluem uma recuperação mais rápida, com o fortalecimento do sistema imunológico, ainda prevenção de possíveis infecções, contribui na melhora do fluxo sanguíneo, trás alívio as dores, previne as fibroses, favorece a eliminação dos hematomas, além de proporcionar mais bem-estar para o paciente.

Entretanto, após abdominoplastia fazer apenas drenagem linfática não será o suficiente para sua reabilitação total. Além de eliminar o líquido excedente do seu corpo, você precisa recuperar sus movimentos e postura e a drenagem linfática não promove isso. Após 15 dias de cirurgia você precisa de outros recursos terapêuticos para atingir essa finalidade. Algumas pessoas pensam ser comum e normal sentir queimação, repuxar, ter limitação ao se movimentar ou praticar esportes após 3 meses de abdominoplastia, mas isso é comum e não normal.

Com a fisioterapia especializada é possível reverter esses sintomas e devolver seus movimentos.

Por isso, antes da sua cirurgia realize uma consulta fisioterapêutica para ajustes na conduta pré-operatória e também no pós-operatório. Vale ressaltar que cada indivíduo é único e as condições físicas e emocionais são diferentes, por isso o tratamento exige que seja personalizado.

A equipe da clínica CDM está a disposição para consultas e atendimento no pré e pós-operatório para ajudar você a voltar as suas atividades normais.

 

Leave a Reply