Quando você precisar, faremos nosso melhor.

 

pós-operatório cirurgias plásticasQuando posso voltar a atividade sexual após cirurgia? - Clínica de Fisioterapia Dra. Iranilda Moha - CDM

Vida sexual após uma cirurgia…

Sexo é vida e faz muito bem a saúde, mas no pós-operatório imediato pode prejudicar sua recuperação.

Para alguns pode ser um tabu, mas a orientação franca sobre esse assunto pode interferir positivamente sobre o resultado final da cirurgia.

Quando a pessoa não segue a orientação especifica do seu cirurgião, e tem relação antes do tempo, pode ter um resultado inadequado,  favorecer a dor, abertura dos pontos e até rompimento da sutura no músculo, visto que sexo pode envolver um grande esforço físico.

Mas, afinal,

Quando posso voltar a vida sexual?

A volta a atividade sexual após a cirurgia, depende de alguns fatores como o tipo de cirurgia (mamoplastia de aumento ou redutora, lipoaspiração, rinoplastia, abdominoplastia, entre outras).

Ainda, precisamos considerar, se foi apenas uma ou cirurgias combinadas. Geralmente, cirurgias combinadas limitam mais os movimentos e causam mais dor e inchaço.

Outro fator importante, é como vc está no momento!

Se voc6e teve ou não intercorrências (como abertura de pontos, hematomas, seromas, fibroses, etc), se está disposta, com dor ou mal estar…

Como exemplo, a cirurgia de abdominoplastia e gluteoplastia necessitam de pelo menos 30 dias de pós-operatório para retomar a atividade sexual, mas outras cirurgia podem exigir menos tempo!

Cirurgia de mamoplastia de aumento, por exemplo, está liberado após 15 dias, mas isso não significa a exploração da mama nesse período. Não será confortável o toque, o beijo, em algumas pacientes a sensibilidade estará alterada e ao invés de prazer sentirá dor ou nada. Assim, de preferências a posição que não aperte as mamas ou espere mais tempo.

Dessa forma, a volta as atividades sexuais, vai depender do tipo de cirurgia, de como vc está no momento, do posicionamento para a relação sexual e do tipo de relação.

Por isso, converse com seu cirurgião ou fisioterapeuta para ajustes no seu caso específico.

Quer entender mais sobre o assunto?

Fisioterapeuta mestra Iranilda Moha explica assista no link abaixo

vida sexual após cirurgia

 

Leave a Reply