Quando você precisar, faremos nosso melhor.

 

pós-operatório cirurgias plásticasQuantos dias ficar com o taping? - Clínica de Fisioterapia Dra. Iranilda Moha - CDM

Taping

O taping também conhecido como bandagem elástica funcional, é um recurso terapêutico amplamente usado no pós-operatório imediato de cirurgias plásticas. Embora o cirurgião plástico oriente sobre a importância do uso, quem deve avaliar e aplicar deve ser um profissional fisioterapeuta capacitado em pós-operatório.

Com qual objetivo?

Conter a expansão do inchaço, prevenir as equimoses (roxos), evitar seroma, diminuir a dor e proporcionar conforto a paciente.

Quando deve ser aplicado?

Imediatamente após a cirurgia, ainda no centro cirúrgico para otimizar os resultados. Se isso não for possível aplicar o quanto antes.

Quem deve aplicar o taping?

Quem deve aplicar o taping deve ser um profissional capacitado em taping no pós-operatório. Um exemplo de profissional é o fisioterapeuta. Vale salientar que nem todo fisioterapeuta tem a formação para aplicar o taping. Afinal, essa aplicação é apenas uma parte do tratamento. O profissional deve saber o corte, tipo de tensão, indicação e principalmente as contra-indicações. Por isso, invista na sua cirurgia e contrate profissional habilitado.

Quando deve ser retirado?

A retirada do taping será na clínica pelo profissional ou pelo próprio paciente.

Segue orientações para a retirada em casa:

  • Pode ser feito embaixo do chuveiro com o taping molhado, facilita o descolar.
  • Pode ser retirado a favor do pelo para não provocar dor.
  • Ou ainda com o auxílio de óleo.
  • Jamais puxe o taping de qualquer forma, devido a cola pode romper a pele e prejudicar a sua recuperação.

Reação alérgica ao taping é comum?

A composição do taping é feita para a pele respirar, isso favorece a não ter alergia.  Assim, não é comum, mas pode acontecer.

Além disso, o taping não tem medicamentos em sua composição. Mas, como alguns taping são coloridos, o tipo de corante pode dar alergia.

Outra razão para alergias é a tensão usada. Se for colocado muita tensão pode irritar a pele.

Ainda se a pessoa permanecer com o taping mais tempo que o necessário.

Quanto tempo devo deixar o taping?

Isso depende do objetivo e da forma de corte do taping. Para conter o inchaço a forma de corte pode ser em polvo, flan e nesse tipo de aplicação deve ser deixar entre 4 a 5 dias. Já quando a aplicação é de forma contensiva pode se deixar entre 5 a 7 dias. Quem decidi é o profissional que está aplicando o taping.

Depende ainda se a pessoa tem uma reação ao taping, como coceira bolhas, ou não se adapta a ele, nesses casos precisa ser retirado imediatamente e a equipe do cirurgião deve ser avisado.

O que posso sentir se tiver alergia ao taping?

A pessoa pode sentir coceira intensa, a pele fica vermelha e sinais de irritação, ter a formação de bolhas transparente.

O que fazer se tiver alergia?

Como já foi mencionado a cima, avise a equipe do cirurgião imediatamente para a retirada do taping.

Posso tomar banho com o taping?

Sim o taping é a prova de água, e você pode tomar banho sim, porém precisa secar com o secador no frio. Nos primeiros dias, para manter a aderência é recomendado não deixar a água cair sobre ele, encharcando-o, mas pode tomar banho sim!

Você pretende fazer ou já fez uma cirurgia plástica?

A clínica CDM é especializada em pós-operatório de cirurgias plásticas, possui profissionais capacitados na aplicação do taping e também na reabilitação.

Estamos a disposição para consultas pré operatória, realizar o teste do taping antes da sua cirurgia e também no esclarecimento de dúvidas.

Leave a Reply